Os cupins solo são insetos sociais que nidificam no solo e atacam madeiras enterradas ou que mantenham contato direto com o solo, nas edificações podem construir túneis ou galerias em componentes como: piso, paredes, colunas, aberturas de condutores hidráulicos, elétricos, telefonia, etc., e alcançar madeiras situadas em pontos isolados do ninho, deterioram materiais onde a celulose se faz presente.
No interior do ninho e dos túneis, os insetos conseguem manter o adequado suprimento de umidade necessário para a sobrevivência da colônia, graças ao contato com o solo ou outra fonte de umidade. Eventualmente, a colônia pode estar estabelecida em locais distante ou isolada do solo, desde que contem com outra fonte de umidade.
As colônias são organizadas em castas, cujos indivíduos representam diferentes funções, periodicamente, os reprodutores alados revoam, ocorrendo posteriormente o pareamento dos casais, que procuram fundar novas colônias.
As revoadas costumam ocorrer nos meses de primavera e verão, ocasião em que os alados são liberados em grande número, as formas aladas são conhecidas na linguagem popular como "siriris" ou "aleluia".
Um dos tipos é popularmente chamado de "cupim de madeira seca" (CRYTOPERMES BREVIS) por gostar de celulose com menos de 30% de umidade. Ele ataca desde a estrutura do telhado até os móveis - sendo que o papel não é seu prato predileto, mas apenas o antepasto ou sobremesa. Tendo em média de 400 a 500 indivíduos, a colônia se desenvolve dentro da peça atacada, comendo a madeira e abrindo galerias. Caso se trate de cupim de madeira seca ou broca ( inseto xilófago - comedor de madeira - da ordem Coleóptera, a mesma dos besouros, que nada tem a ver com cupins ), é possível fazer um tratamento localizado nas peças infestadas que ainda são passíveis de recuperação.
Foto ataque por cupins de madeira seca
A JB se destaca pelos técnicos especializados no controle de pragas urbanas e pelos produtosutilizados que são dos mais renomados laboratórios e equipamentos modernos e cumpre com todas normas e equipamentos de segurança para esta atividade. Oferecemos para os nossos clientes 02 tipos de Descupinizazação – Cupins de Solo – Cupins de Madeira Seca/brocas.
Se você é do tipo que prefere não chegar perto de nenhum inseto independentemente da situação, saiba que não está sozinho nessa. Mas estas pequenas criaturas carregam em si características bastante peculiares, únicas, e – pasme – interessantes.
Veja abaixo mais curiosidades sobre estes pequenos animais:
1. Não é novidade que os insetos superam os humanos em quantidade. Mas você sabia que há aproximadamente duzentos milhões de insetos para cada um de nós?
2. O besouro é a criatura com maior quantidade de espécies registrada: são mais de 250 mil animais diferentes.
3. As abelhas conseguem carregar pesos trezentas vezes maiores que o próprio.
4. Formigas conseguem comunicar-se através do olfato, e possuem cinco narizes diferentes.
5. Baratas sobrevivem mesmo se suas cabeças são arrancadas. Vivem cerca de uma semana, até que morrem de fome, por não conseguirem se alimentar.
6. Duas baratas podem procriar até cem mil filhotes em apenas um ano.
7. As borboletas são coloridas para atrapalhar os pássaros que as caçam. Ao baterem as asas, refletem o sol nos olhos de seus predadores e tem mais chance de escapar.
8. Caracóis acasalam apenas uma vez na vida. E este acasalamento dura onze horas.
9. A formiga é o inseto que possui o maior cérebro, se falarmos proporcionalmente ao resto de seu corpo.
10. Pernilongos fêmeas vivem, em média, três vezes mais do que os machos.
11. Aranhas machos possuem seu órgão sexual na ponta de uma de suas patas.
12. As abelhas possuem 5 olhos.
13. O olfato do bicho de seda é tão sensível, que reconhece uma fêmea a mais de 10 km de distância.
14. Grilos conseguem saltar de objetos cuja altura seja quinhentas vezes maior que a sua.
15. A cor mais atrativa para os mosquitos é o azul.
16. Há uma espécie de aranha caranguejeira, chamada Goliath Bird Eater, que é a maior registrada no mundo, chegando a 40cm.
17. Cientistas estimam que haja mais de sete milhões de espécies de insetos ainda não catalogadas.
18. Aproximadamente 30% da produção mundial de vegetais é consumida por insetos.
19. Os animais que mais matam humanos são os mosquitos, porque transmitem doenças presentes no sangue.
20. O total de formigas existente no mundo pesa 15% de todo o peso gerado por seres vivos no mundo